Feitiços e Rituais

Escrito por Allan Lima.

Qual a diferença entre um feitiço e um ritual? Um feitiço pode ser considerado um ritual? E um ritual pode ser considerado um feitiço? 

Diferenças

Antes de começarmos a abordar sobre o tema, precisamos saber a diferença de cada um.

Um feitiço (do latim fatum, "algo feito"), é fazer algo com orações e ingredientes a fim de tornar um objetivo realizado. Porém por outro ângulo deve-se atentar que não é possível fazer somente por fazer, ou seja, fazer sem crer, pois é preciso ter fé.

Já os rituais são agrupamento de costumes de uma egrégora, seja bruxaria, umbanda, cristianismo, islamismo, judaismo, maçonaria etc, que envolvem desde a vestimenta, modo de vida, panteões, feitiços, entre outros.

Um feitiço pode ser considerado um ritual? Um feitiço é praticado dentro de alguma crença. Quando você está praticando sua fé (algo essencial num feitiço), pode se afirmar que de certo modo, sim, porém com suas variantes a depender da egrégora em que você está.

Um ritual pode ser considerado um feitiço? Um ritual não pode ser considerado um feitiço pois envolve algo muito mais que um feitiço, mas pode fazer parte de um ritual.

Social Comments

Imprimir